Da Dúvida à Decisão: Como Alcançar Resultados Práticos e Ser Feliz
Atualizado: 25 de jun. de 2021
Ouvi em alguns momentos duas frases que diziam o seguinte:
“A angústia da dúvida é pior que o sofrimento da certeza”;
“Morto é melhor que desaparecido”.
Se nos colocarmos em cenários de guerras, acidentes, catástrofes etc., quando a família recebe a notícia que um de seus está desaparecido, gera-se um quadro de angústia e sofrimento. Cada batida na porta, som da campainha ou do telefone, causa um sobressalto no coração. “Será que voltou?”. “Será que é alguma notícia?”.
Você não precisa vivenciar na pele essas situações para entender o que estou falando. Lembre-se dos momentos em que você esteve em dúvida sobre uma escolha ou caminho a seguir e como se sentiu. Lembre-se dos livros que leu, pessoas que pediu conselhos, vídeos que assistiu, fórmulas que testou. Se parecer que nada disso adiantou, não fez sentido ou nada mudou, é porque você não decidiu com coragem.
Vamos construir um caminho para que o título desse artigo faça sentido na prática.
Decisão de mudar
Tudo começa com a decisão. Sair do estado de inércia, dúvidas e dar o primeiro passo. Depois outro. E mais um. Aos poucos, as mudanças começam a acontecer, nuvens se dissipam dos olhos e começamos a enxergar claramente o caminho. “Puxa! Como não fiz isso antes? Era tão simples e óbvio!”. Parece que tudo ao nosso redor responde de outra forma, ganha outros sentidos, cores e significados.
Quando tomar a decisão de mudar, comece com um ou dois tópicos. Querer mudar tudo de uma vez poderá gerar angústias, perguntas e dúvidas demais, levando à saturação, logo, desistência da mudança. Para ter sucesso (sucesso vem de sucessão, um passo depois do outro), não abrace e mude tudo ao mesmo tempo.
Comece com pequenas mudanças para você experimentar os resultados. A seguir você toma outra decisão, sobre outra área. E assim por diante.
Coragem para mudança
Coragem é uma palavra que vem do latim coraticum, que significa agir com o coração (cor – coração, aticum – ação). Como psicólogo, vivencio esses momentos com meus pacientes: as pessoas chegam para um processo de psicoterapia porque não aguentam mais viver como estão, querem entender o que e por que agem de determinada forma. Olhar para nós mesmos é um exercício de coragem. Enfrentar nossos medos, receios, culpas, vergonhas, reviver nosso passado e olhar para nossa história requer coragem. Esse passo de buscar ajuda, seja qual for, já é um estado de DECISÃO: “DECIDI procurar terapia porque DECIDI MUDAR”. Conforme o processo evolui, percebo que o contexto e o campo em volta de quem atendo começa a responder. Sempre reforço que só a pessoa pode ser responsável pela mudança dela mesma e que não adianta querer mudar aos outros. Como diz Mahatma Gandhi:
Mente aberta para aprender
Você chegou até aqui. Decidiu mudar e ativou dentro de si a coragem necessária para uma nova versão de você mesmo. Porém, está verdadeiramente preparado para aprender, independente se ocorrem frutos bons ou ruins?
Aprendi com a Pandora uma metáfora bem interessante: quando uma criança está aprendendo a andar, ela cai, chora, resmunga, mas logo esquece, se diverte, levanta-se e tenta de novo. E assim vai. Aplicando ao processo de decisão na vida adulta, mesmo que o resultado não seja o esperado e você o considere negativo, ruim ou não era o esperado, olhe positivamente como aprendizado.
Tudo bem. Não era aquele caminho a seguir. Experimentar é viver e é assim que despertamos nossa evolução. Desenvolvemos a capacidade de observar e aprender com cada escolha, sem que estas sejam feitas automática e aleatoriamente. Nos tornamos mais conscientes de quem somos, o que queremos e como faremos para chegar ao resultado desejado.
Manter a atenção no presente
“Mas e se…?” “E se eu…?” “Será que se for assim, eu serei/terei/farei…?”
Para qualquer assunto que queira resolver, um conselho: pare agora com essas perguntas. Ninguém é capaz de prever o futuro com 100% de assertividade. O universo e a natureza têm seus movimentos, estações e tempo para tudo. Quando decidimos, tendemos a querer controlar o resultado. E se não acontece como esperamos: frustração, sofrimento e mais angústia e dúvidas.
Confie que acontecerá ou virá. Seja o que for. Acredite em sua capacidade de trabalhar para acontecer, conte com a ajuda de pessoas na jornada. Seja capaz de aceitar as coisas como são, sem esperar que elas mudem, dando seu melhor. Confie, experimente e divirta-se ao longo do caminho.
EXTRA: Fórmula para potencializar sua decisão
Você checou a lista. Ancorou a coragem, está pronto para decidir, aprender durante a jornada e focar somente no presente. Para facilitar e potencializar seu caminho, use a fórmula Pandora:
Intenção + Mérito + Limpeza = Resultado
Crie a intenção e não se apegue a ela;
Trabalhe positivamente para que você possa ter o mérito de alcançar o que deseja;
Limpe as ervas daninhas, deixe o passado no passado, as opiniões de lado e olhe para si. Ouça seu coração e sua voz interior.
Resultado: o resultado que você quiser.
Pude comprovar na prática o que escrevi. No último mês, decidi que queria voltar a trabalhar com Recursos Humanos. Criei a intenção de voltar para empresas. Criei coragem e enviei mensagens e currículos para minha rede de networking e vagas que fizessem sentido para minha carreira. Fiz uma limpeza em dúvidas e incertezas, experiências do passado etc. Decidi também evitar a ansiedade, confiando que aconteceria quando tivesse que acontecer. Foram mais ou menos duas semanas nesse processo e uma terça-feira para o envio das mensagens.
Na quarta-feira, uma pessoa da minha rede pediu indicações de profissionais para o RH da empresa que ela trabalha. Na quinta-feira fiz a entrevista e fui aprovado, começando essa semana.
Cada um terá seu tempo e momento certos para que suas decisões gerem frutos. Esse relato é apenas para comprovar que minha decisão gerou um estado de coragem, que gerou a felicidade de estar na empresa que preciso para o meu momento de evolução. O que posso afirmar é que só o estado de decidir colocou o campo e o contexto em ação. Mas não deixei de fazer minha parte, algo importante a destacar. Ao tomar uma decisão, trabalhe positivamente todos os dias com ela. Não fique sentado, esperando cair do céu. Thomas Edison diz:
“Genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração”. Para acessar o 1%, trabalhe 99%.
Boas decisões e felicidade em seu caminho!
Comments